quinta-feira, 12 de abril de 2012

Aconteceu o V EREGEO - Chapecó

Foi nesse final de semana, que 11 escolas compareceram em peso, fazendo bonito o nosso movimento estudantil de Geografia da região Sul.

E olha que deu no que falar, pq apareceram até notícias em alguns sites (que lesga!):

http://uffs.edu.br/index.php?site=uffs&option=com_content&view=article&id=2229%3Auffs--campus-chapeco-sedia-v-eregeo-sul&catid=285%3Anoticias&Itemid=842

http://www.sedufsm.org.br/index.php?secao=noticias&id=809

http://www.uffs.edu.br/index.php?site=chapeco&option=com_content&view=article&id=2187:uffs--campus-chapeco-sedia-o-v-eregeo-sul&catid=285:noticias&Itemid=842

Viu só, isso é reflexo do movimento que está acontecendo e que ainda tem muito pra crescer.

Num breve relato, vou contar pra ocês um poquito do que foram esses três dias.

Na sexta de manhã rolou o credenciamento, foi massa, muita gente se inscreveu e percebeu como é importante pagar essa graninha, porque o encontro exige um certo recurso pra existir.Durante a tarde fizemos a nossa plenária inicial, todo mundo sentado em roda (olha a foto!) e conversando sobre o que seriam os próximos dias, sobre como aconteceu o processo ao longo do último ano e quais discussões estão rolando dentro da regional. A programação foi repensada pelos estudantes e o Geo na Rua foi proposto e construído de uma forma que conseguiu abranger várias ideias. Nesse mesmo dia a noite, rolou uma roda de conversa sobre o histórico da regional, o EIV SC (http://www.eiv.libertar.org/), com vários relatos de ex estagiários, também teve o pessoal do CARU (http://carucoletivo.wordpress.com/) trazendo um debate bem bom, relatando as suas experiências. Depois da abertura, a galera trocou uma ideia no alojamento, rolou uma música boa, cantorias, trocas de experiências, o povo foi se integrando e se conhecendo.



No sábado foi  bom demais, logo de manhã cedinho, ao som do violão e dos chamados, a Brigada da Alvorada foi acordando a galera e preparando o café da manhã, o dia ia ser puxado!!! Cada tchurma migrou pro seu trabalho de campo, e foram três trabalhos de campos: Usina da Foz de Chapecó, Reserva Índigena Toldo Chimbangue e Espaço Urbano de Chapecó. (Galerê, mandem relatos aqui pra gente, assim podemos ir publicando no blog o que rolou nesses campos!). A tarde a gente se organizou pro Geo na Rua, fomos todos até a praça e produzimos cartazes, entregamos balões, e fizemos o pós campo, conversando sobre o que aprendemos nos campos e fazendo reflexões sobre a sociedade, apresentando os coletivos de resistência. Pra fechar o dia os GTs ( não foram tão participativos quanto os outros espaços!), mas quem tava a fim de chegar junto, chegou e fez valer, os espaço dos GTs foram muito produtivo, com milhões de encaminhamentos, e agora os GTs estão com força total. Participe de algum dele e construa junto, as possibilidades são: GT Geografia Urbana, GT de Educação, GT de Movimentos Sociais, GT de Gênero, GT de Grupos Étnicos (as informações sobre eles, serão publicadas logo menos). Na madruga teve CULTURAL! =)



No último dia foi só xorôrô, pq tava acabando. Os EDPs não funcionaram tão bem como a gente queria, mas faz parte dos erros e acertos. Durante a tarde, foi a plenária final, logo sai a ATA, que vai estar aqui no blog, nela nós aprovamos a carta de princípios, fizemos avaliação do encontro e tchananammmmmmm, decidimos a próxima escola sede, quem será? quem será? SANTA MARIAAAAAAAAAAAAA!! UFSM se propôs e vai levar o VI EREGEO SUL! Precisamos de disposição, força pra luta e vamos todos juntos construir o movimento de estudantes da região Sul.

Esse foi um breve relato, tem mil coisas que gostaria de escrever aqui, como a grande saga em busca da bola haha! o ensaio da escola no sábado a tarde. A amada brigada da farofa animando em pleno domingo da ressaca?! hahaha

Bom, quem tiver a fim de escrever relatos sobre o V EREGEO, manda pra gente, vamos publicar aqui, pq só digo uma coisa: O BLOG É NOSSOOO!!!



AHHHHH!!! OLHA O VÍDEO DA REGIONAL: http://www.youtube.com/watch?v=qnHJTsFTwxE&feature=youtu.be

Para comunicar: tem a lista de email, quem ainda não está, por favor manda email para: coregeo_sul-subscribe@yahoogrupos.com.br

Também tem grupo no facebook: http://www.facebook.com/#!/groups/232541250114835/





VALEUUUUUUUUUUU!!! =)

Que possamos estar cada vez mais unindo, disseminando o amor, a união, a colaboração e a convivencialidade na Geografia e no mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário